terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Por um amanhã melhor!

Minhocas necessitam de materiais orgânicos, diga, NÃO, aos insumos convencionais!

O manejo incorreto das atividades agropecuárias pode acarretar em graves problemas ao setor. Esta problemática afeta da natureza ao consumidor, seja na preservação do solo á qualidade do alimento. Sabemos que é necessário urgentemente grandes mudanças em nossas técnicas de produção.
Desta forma, o cultivo bom bases ecológicas vem crescendo, porém esbarra na falta de adubos orgânicos para fertilização das plantas. Uma das alternativas é a utilização do húmus de minhoca que influência na saúde do solo, potencializando características físicas, químicas e biológicas do solo.
Infelizmente, a criação deste bioindicador nas áreas de cultivo é de difícil manejo, devido à baixa quantidade de material orgânico que a maioria dos nossos solos possuí. Outro fator que vêem chamando a atenção de pesquisadores é o efeito dos diversos tipos de insumos da agricultura convencional sobre a comunidade de minhocas.





                                                                                                                  José Pires Júnior 03/05/2016


Reflexão!


É sabido que o Agronegócio sempre teve grande importância no desenvolvimento do País, sendo o braço forte da nossa economia. Porém a fragilização dos sistemas produtivos é crescente, seja, pelo custo de produção, falta de políticas públicas, precariedade em nossas instituições de pesquisa e extensão, até mesmo limitada formação de nossos agricultores.

Exigimos formação de vários profissionais para prestação de serviços a nossa sociedade, e para a produção de nossos alimentos? Qual é a nossa preocupação?  Somos levados por mídias e discursos extremistas. Somos ensinados desde pequenos a pensar em competitividade.

Uns defendem a produção, outros a natureza, família e assim por diante. Já outros preferem sentar-se em cômodas posições e criticar os que batalham, ou que por não estarem elucidados, erram ser ter a intenção.

Já dizia Paulo Freire:
“É fundamental diminuir a distância entre o que se diz e o que se faz, de tal forma que, num dado momento, a tua fala seja a tua prática.

Em meio trovões e tempestades entre o certo e o errado, devemos dialogar, buscar respostas para nossos problemas, criar hipóteses para achar novos caminhos. É necessário voltar a prosar a respeitar valores e principalmente a AMAR !

É preciso com urgência voltar a questionar, o por quê?

Por que necessitamos compreender a complexidade de nosso ecossistema e relações sociais, só assim teremos um desenvolvimento sustentável.

José Pires Júnior ( Zéca Pires) 23/04/2016         

2 comentários:

  1. Oi José!! Sempre fui a favor de desenvolver este interesse nas crianças. Fiquei impressionado com uma Escola de São Paulo que tinha uma Horta em um terraço, no meio do concreto, em tanques eles plantavam suas hortaliças. Parabéns

    ResponderExcluir
  2. Existem trabalhos fantásticos espalhados pelo nosso Brasil! Aqui ainda estamos engatinhando, mas buscando melhorar sempre! Não vejo outro caminho a não ser, ensinar ao futuro (crianças) a valorização dos profissionais e da alimentação .Obrigado. seguimos AVANTE!!!

    ResponderExcluir